quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Visão geral sobre Extreme programming (XP)


Conceitos

Extreme programming (XP) é um método ágil de programar.


Por que adota-lo

Garante um software de qualidade no prazo estipulado, satisfazendo as necessidades do cliente.


Tarefas

Codificar:
Melhorar o código é melhorar a responsabilidade de digitação. Pode ou não permitir planejar o software como programção orientada a objetos, refatoração de código, desenvolvimento iterativo e incremental, cascata, etc. 

Testar:
Testar não é necessariamente geração de saída, mas um código limpo e correto, testar torna-se uma fase crucial em toda engenharia de software, varios modelos de testes são usados em XP, são eles: teste unitário, teste caixa-preta, teste de regressão, etc.

Escutar:
Nesta fase requerem profundo conhecimento do usuário ficando cara a cara ou através de documentos. Muito cuidado deve ser tomado para cumprir todos os requisitos funcionais e não funcionais.

Planejar:
Novamente, saída pode ser gerada com alguma estratégia planejada. Por garantia de qualidade, abraça algum planejamento de engenharia de software para guiar os programadores a escrever códigos de qualidade. Propondo garantias mínimas de dependencias funcionais, redundância zero, modularidade, manutenabilidade e extensibilidade de código.

Simplicidade:
Sugere simplicidade em todas fases do processo de desenvolvimento de software. Começar simples é efetivamente não simples o bastante aquilo pode ser ignorado. Um meio para alcançar a simplicidade é focar nos componentes essenciais antes de inserir novas funcionalidades que podem ser feitas em um estágio posterior.


Valores

Comunicação:
Desentendimentos e falhas na comunicação entre o cliente e a equipe de desenvolvedores pode prejudicar todo o projeto. Os desenvolvedores podem ter uma ideia cristalina de todos os elementos do projeto e como eles interagirão com todos eles. Isto é feito em conversas cara a cara com os usuários finais e também usando os documentos dos requisitos de usuário.

Retro alimentação:
Mesmo depois obter corretamente o código e o planejamento, um projeto não recebe sinal verde a menos que dê o resultado desejado e a satisfação do cliente. Isto é feito com processo retro alimentação do software antes da entrega, de todos os desenvolvedores e do cliente.

Coragem:
Para os desenvolvedores é a coragem de jogar fora o código mesmo se estiver no meio do projeto. Uma falha pode exigir a mudança completa da arquitetura do software e iniciar tudo novamente.


Práticas

XP permite experimentar e largamente aceito na pratica de desenvolvimento de software como: refatoramento, programação em par, planejamento, metáforas, cliente, etc.
Programação em par é o trabalho de duas pessoas em um único computador. Onde um codifica e o outro observa e corrige.

Refatoração é uma tarefa de atualização de pedaços já escritos de código sem afetar sua saída ou funcionalidade.

Metáfora de sistema é uma descrição simples dos elementos e fluxos do projeto para entendimento de todos relacionados ao projeto.








Para descontrair:











Fonte: http://www.waterfall-model.com/what-is-extreme-programming/
Tradução: Leonardo Finato

Nenhum comentário:

Postar um comentário