terça-feira, 4 de novembro de 2014

Introdução ao SCRUM

Muito ouve-se falar nas metodologias ágeis e em como elas parecem ser a solução de vários problemas no desenvolvimento de software, vamos usar o exemplo do SCRUM, todos já devem ter ao menos visto alguém citar o SCRUM como uma metodologia ágil amplamente utilizada. Mas o que é o SCRUM?

O Scrum é um framework de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. É utilizado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.

Logo, o Scrum não é um processo ou uma técnica, mas um framework que quando usado puro ou em conjunto com demais práticas ou processos promove maior flexibilidade, visibilidade e produtividade.

É importante que fique claro que Scrum não é uma abordagem prescritiva. Não é um processo previsível, ele não define o que fazer em toda circunstância.  É uma ferramenta, um framework - um conjunto de práticas que torna tudo visível. Visto que é um framework o Scrum deixa muitas decisões a critério da equipe porque acredita que a equipe sabe como melhor resolver um determinado problema apresentado assim como quais práticas ela esta madura suficiente para adotar.


No entanto, Scrum é muito mais do que uma estrutura simples. Scrum apoia a nossa necessidade de ser humano no trabalho: pertencer, aprender, fazer, criar e ser criativo, a crescer, a melhorar, e para interagir com outras pessoas. Em outras palavras, Scrum aproveita as características inatas e características das pessoas, que lhes permitam fazer grandes coisas juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário