Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões
(post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em
empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações
sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em
andamento” ou “finalizado”.
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.
O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de
fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”.
A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela
introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz
funcionamento do sistema de produção em série.
O Kanban eletrônico
(e-Kanban) é utilizado em substituição ao método físico evitando alguns
problemas como a perda de cartões e proporcionando mais rapidez na
atualização do quadro de tarefas.
Atualmente, o Kanban é muitas vezes usado em conjunto com o Scrum,
porque são duas metodologias usadas no desenvolvimento ágil de
software. Outro conceito que por vezes é relacionado com Kanban, Just in
Time e Scrum é Kaizen, que também tem como objetivo aumentar a produtividade.
Fonte: http://www.significados.com.br/kanban/
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