O Kanban dá transparência ao
processo e seu fluxo. O Kanban expõe gargalos, filas, variabilidade e
desperdício. Tudo que impacta o desempenho da organização em termos de
quantidade de trabalho de valor entregue e o tempo de ciclo necessário para
entregá-lo.
Proporciona aos membros da equipe e às partes interessadas externas
a visibilidade sobre os efeitos de suas ações (ou falta de ações). Sendo assim,
os primeiros estudos de caso estão mostrando que o Kanban muda o comportamento
e incentiva uma maior colaboração no trabalho.
A visibilidade dos gargalos, desperdício e variabilidade, e seus
impactos, também incentivam a discussão sobre melhorias e as equipes
rapidamente iniciam as melhorias nos seus processos.
Como resultado, o Kanban encoraja a evolução incremental de
processos existentes, evolução que é geralmente alinhada a valores Ágeis. O Kanban não demanda uma revolução drástica no modo como as pessoas
trabalham, encoraja, ao invés disso, uma mudança gradual. É mudança entendida e
aceita por consenso entre trabalhadores e seus colaboradores.
O Kanban, através da natureza do sistema pull (puxar), encoraja também
comprometimento tardio, tanto em
priorização de trabalho novo quanto na entrega de trabalho existente. Tipicamente,
os times vão concordar em uma cadência de priorização para atender partes
interessadas que estejam contra a maré e decidir a próxima coisa em que
trabalhar. Estas reuniões podem ser feitas regularmente porque são normalmente
muito curtas. Uma questão muito simples deve ser respondida, algo como, ”Desde
nossa última reunião, 2 vagas ficaram livres. Nosso tempo de ciclo corrente é
de 6 semanas para entrega. Quais 2 coisas
vocês mais gostariam de ter entregues daqui a 6 semanas?” Isso tem dois
desdobramentos. Perguntar uma simples questão geralmente resulta em uma
resposta de boa qualidade, rapidamente desdobrada, e mantém a reunião breve.
A natureza da questão significa que o comprometimento em que
se trabalhará é atrasado até o último momento responsável. Isto aumenta a
agilidade gerenciando expectativas, diminuindo tempos de ciclo do comprometimento
à entrega e eliminando retrabalho, pois a chance de que prioridades mudem é
minimizada. A
abordagem de "parar a linha de produção" para superar os obstáculos e
os erros encontrados, também parece encorajar níveis mais elevados de qualidade
e uma queda rápida de retrabalho.
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