domingo, 18 de janeiro de 2015

Em que o Kanban Ajuda?

O Kanban dá transparência ao processo e seu fluxo. O Kanban expõe gargalos, filas, variabilidade e desperdício. Tudo que impacta o desempenho da organização em termos de quantidade de trabalho de valor entregue e o tempo de ciclo necessário para entregá-lo.
Proporciona aos membros da equipe e às partes interessadas externas a visibilidade sobre os efeitos de suas ações (ou falta de ações). Sendo assim, os primeiros estudos de caso estão mostrando que o Kanban muda o comportamento e incentiva uma maior colaboração no trabalho. 
A visibilidade dos gargalos, desperdício e variabilidade, e seus impactos, também incentivam a discussão sobre melhorias e as equipes rapidamente iniciam as melhorias nos seus processos.
Como resultado, o Kanban encoraja a evolução incremental de processos existentes, evolução que é geralmente alinhada a valores Ágeis. O Kanban não demanda uma revolução drástica no modo como as pessoas trabalham, encoraja, ao invés disso, uma mudança gradual. É mudança entendida e aceita por consenso entre trabalhadores e seus colaboradores.
O Kanban, através da natureza do sistema  pull (puxar), encoraja também comprometimento  tardio, tanto em priorização de trabalho novo quanto na entrega de trabalho existente. Tipicamente, os times vão concordar em uma cadência de priorização para atender partes interessadas que estejam contra a maré e decidir a próxima coisa em que trabalhar. Estas reuniões podem ser feitas regularmente porque são normalmente muito curtas. Uma questão muito simples deve ser respondida, algo como, ”Desde nossa última reunião, 2 vagas ficaram livres. Nosso tempo de ciclo corrente é de 6 semanas para entrega.  Quais 2 coisas vocês mais gostariam de ter entregues daqui a 6 semanas?” Isso tem dois desdobramentos. Perguntar uma simples questão geralmente resulta em uma resposta de boa qualidade, rapidamente desdobrada, e mantém a reunião breve.
A natureza da questão significa que o comprometimento em que se trabalhará é atrasado até o último momento responsável. Isto aumenta a agilidade gerenciando expectativas, diminuindo tempos de ciclo do comprometimento à entrega e eliminando retrabalho, pois a chance de que prioridades mudem é minimizada. A abordagem de "parar a linha de produção" para superar os obstáculos e os erros encontrados, também parece encorajar níveis mais elevados de qualidade e uma queda rápida de retrabalho.


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