O Extreme Programming é um processo de desenvolvimento de software que adota os valores de comunicação, simplicade, feedback e coragem, que a partir desses valores são geradas as
práticas, esses valores são as diretrizes da metodologia, eles definem as atitudes das equipes e as prioridades a serem seguidas. Os valores são detalhados a seguir:
- Comunicação: é obrigatória para que não haja lacunas em processos e problemas entre equipe, cliente e fornecedor já que o XP foca em construir um entendimento pessoa-a-pessoa de problema, com o uso mínimo de documentação formal e com o uso máximo de interação "cara-a-cara".
- Simplicidade: é necessária desde a forma como se levanta requisitos até a codificação e os testes da solução desenvolvida já que o XP sugere que cada membro da equipe adote a solução mais fácil que possa funcionar. O objetivo é fazer aquilo que é mais simples hoje e criar um ambiente em que o custo de mudanças futuras seja baixo.
- Coragem: por ser um processo de desenvolvimento novo e baseado em diversas premissas que contrariam o modelo tradicional, o XP exige que os desenvolvedores tenham coragem para: desenvolver software de forma incremental, manter o sistema simples, permitir que o cliente defina prioridades, fazer desenvolvedores trabalharem em pares, investir tempo em refactoring, investir tempo em testes automatizados estimar estórias na presença do cliente, expor código a todos os membros da equipe, integrar o sistema diversas vezes ao dia, adotar ritmo sustentável de desenvolvimento, abrir mão de documentos que servem como defesa, propor contratos de escopo variável, propor a adoção de um processo novo, assumir em relação ao cliente possíveis atrasos e problemas de implementação, colocar desenvolvedores e clientes frente a frente, implantar uma nova versão do sistema no cliente semanalmente, apostar em seus colaboradores aumentando suas responsabilidades, modelar e documentar apenas quando for de extrema necessidade.
- Feedback: é a pratica fundamentada em retornar informações entre os membros da equipe e também na relação com o cliente, desde responder e-mails, telefonemas bips e demais meios. Devido a isso, é um mecanismo para melhorar a prática de comunicação explanada acima.
http://www.devmedia.com.br/extreme-programming-conceitos-e-praticas/1498
http://javafree.uol.com.br/artigo/871447/Apresentando-XP-Encante-seus-clientes-com-Extreme-Programming.html#valores
http://www.cin.ufpe.br/~gamr/FAFIC/Desenvolvimento%20de%20sistemas/XP.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário